Quarteto de Jerusalém (Israel)
Música de Câmara: "Grandes Quartetos I"

27/ABRIL/ 2017
QUINTA-FEIRA
LAGOA | AUDITÓRIO MUNICIPAL
21h00
Bilhetes: 10€

L. BEETHOVEN    Quarteto de Cordas nº 11, em Fá menor, Op. 95
S. PROKOFIEV    Quarteto de Cordas nº 1, Op. 50
A. DVORÁK          Quarteto de Cordas nº 12, em Fá maior, Op. 96, “Americano”


Quarteto de Jerusalém

O FIMA 2017 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta o primeiro concerto da série “Grandes Quartetos”, com o Quarteto Jerusalém que nos chega de Israel.
O “Quarteto de Cordas nº 11, Op. 95” de Beethoven, que abre este concerto, é o último da sua fase intermédia, durante a qual se agravou assustadoramente a sua surdez. A grande originalidade e subjectividade de Beethoven influenciaram toda a composição posterior de quartetos, como é o caso de Prokofiev e de Dvorák, que completam o reportório deste espetáculo. De Prokofiev, o “Quarteto de Cordas nº 1, Op. 50”, de formalidade clássica mas sem abandonar uma linguagem mais contemporânea. De Dvorák, o “Quarteto de Cordas nº 12, Op. 96”, também conhecido como “Americano”, que nos remete para a música índia e também para a de alguns espirituais, que o compositor absorveu após a sua mudança para os Estados Unidos.  
O Quarteto de Jerusalém é convidado regular nos grandes palcos mundiais. Os músicos israelitas embarcaram, em 1996, numa jornada de crescimento e maturidade que tem resultado num vasto reportório e numa extraordinária profundidade de expressão.


Voltar