Quarteto de Cordas de Matosinhos
Música de Câmara: "Grandes Quartetos III"

06/MAIO/2017
SÁBADO
CASTRO MARIM | AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
21h00
Bilhetes: 10€

L. SOLDADO                 Sysiphus
D. SHOSTAKOVICH    Quarteto de Cordas nº 8 em Dó menor, Op. 110
F. SCHUBERT            Quarteto de Cordas nº 14 em Ré menor, D. 810, “A Morte e a Donzela”

Quarteto de Cordas de Matosinhos

O FIMA 2017 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta o terceiro concerto da série “Grandes Quartetos”, com o Quarteto de Cordas de Matosinhos.
A obra “Sisyphus” de Luís Soldado foi inspirada no ensaio filosófico de Albert Camus (“O Mito de Sísifo”), que retrata a filosofia do absurdo através desta figura mitológica, condenada pelos deuses a repetir eternamente a missão de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha e deixá-la rolar novamente até ao ponto de partida. É com esta peça que iniciamos este concerto, seguindo com Shostakovich e o seu “Quarteto de Cordas nº 8, Op. 110” e terminando com “Quarteto de Cordas nº 14, D. 810, A Morte e a Donzela” de Schubert, inspirado no lied que lhe dá o nome (Der Todt und Das Mädchen). Este quarteto reflete uma grande intensidade dramática, pois Schubert estava consciente da sua morte eminente, o que se traduz nas tonalidades que utiliza, criando algumas sonoridades ditas “místicas”.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos é residente nesta cidade, onde desenvolve uma temporada regular de concertos, assumindo um forte compromisso com o reportório português para quarteto de cordas.


Voltar