Quinteto "Carion" (Dinamarca)
Música de Câmara: "Mefisto - Dança com o Diabo"

12/MAIO/ 2017
SEXTA-FEIRA
ALBUFEIRA | AUDITÓRIO MUNICIPAL
21h00
Bilhetes: 10€

F. LISZT                           Valsa “Mefisto” nº 1, S.110/2 (arr. David Palmquist)
E. CARRAPATOSO        Cinco Elegias, Op. 11
J. IBERT                        Três Peças Breves
D. SHOSTAKOVICH      Suite para Sopros (arr. David Palmquist)
F. FARKAS                   Antigas Danças Húngaras do Século XVII
B. BARTÓK                Danças Romenas (arr. David Palmquist)
F. LISZT                         Grandes Estudos de Paganini nº 6 (arr. David Palmquist)

Quinteto "Carion"

O FIMA 2017 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta “Mefisto – Dança com o Diabo”, protagonizado pelo dinamarquês Quinteto Carion.
O público desmaiava nos concertos do “diabólico” violinista Niccolò Paganini. Alguns afirmam que este só podia ter vendido a alma ao diabo para tocar de forma tão magistral.
A virtuosidade é também característica do quinteto de sopros Carion: o perfeito domínio dos instrumentos juntamente com o sofisticado desempenho em palco faz com que sejam exímios na execução.
É a sedução Mefistofélica que traça o fio condutor deste programa. As numerosas canções folclóricas da Transilvânia que inspiram as obras de Bartók e Farkas dão asas à ideia de que o próprio Conde Drácula treme quando ouve essas melodias espirituosas. Mesmo o depressivo Shostakovich não conseguia resistir à simplicidade e ao humor enquanto escrevia a sua música de dança. E, então, surge Liszt com as suas variações de Paganini e a sua Valsa “Mefisto”… hipnotizante, exigente, colorida e diabolicamente virtuosa. Melhor é impossível!


Voltar